#Notícias sobre Saúde

Retrospectiva na saúde em 2016

2016 talvez tenha sido o ano mais difícil para a grande maioria dos brasileiros. Crise econômica, desemprego, violência, muitas tragédias, corrupção, olimpíadas…enfim, sobrou assunto para as emissoras de TV nesse final de ano. Em clima de retrospectiva, gostaria de listar os 5 fatos que, para mim, mais afetaram a saúde do brasileiro no ano de 2016 […].

1. A era da edição genética

dna

Essa pode ser a maior evolução da genética humana em séculos, que afeta não só os brasileiros mas o mundo todo. A técnica de edição genética conhecida pela sigla CRISPR permite que cientistas modifiquem genomas com uma precisão nunca antes atingida.

Ganhou as manchetes em abril desse ano, ao ser usada pela primeira vez por cientistas chineses para modificar o DNA de embriões humanos, o que revela o potencial da CRISPR para curar qualquer doença genética. O experimento também gerou debates sobre os limites éticos das pesquisas, pois isso pode nos levar à era do “design de bebês”, mesmo que ainda estejamos longe de conseguir levar essa tecnologia para a medicina.

2. O medo do zika

zika

A febre do zika, provocada pelo vírus de mesmo nome, assustou e ainda assusta as grávidas, devido à associação com o surto de microcefalia.

Também transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o zika foi registrado pela primeira vez em maio nos estados do Nordeste e se espalhou pelo país. Recentemente o vírus foi associado à síndrome de Guillan-Barré.

3. Crise na saúde pública

sus

A crise na saúde pública do Brasil se intensificou no ano de 2016. Seja por deficiência na estrutura física, a falta de disponibilidade de material, equipamento e medicamentos e/ou a carência de recursos humanos.

A discussão se intensificou com a aprovação da emenda constitucional que cria um teto para gasto público federal por ao menos dez anos. O Brasil gasta apenas 3,8% do PIB no setor, enquanto países como Reino Unido e Canadá chegam aos 7%. Com o novo limite de repasses federais, o Congresso só poderá destinar mais verba à saúde se economizar em outras áreas.

4. Encarecimento dos planos de saúde

plano-de-saude-muito-caro

O sistema de saúde suplementar, que atende cerca de 25% da população, enfrenta um momento delicado com perda de clientes e custos crescentes.

Muitos brasileiros deixaram de contar com os planos coletivos empresariais (cerca de dois terços do total) e têm dificuldades em encontrar planos individuais, pois estão cada vez mais caros e menos comercializados pelas operadoras, pois sofrem maior restrição do órgão regulador para os reajustes.

5. Agendamento inteligente de consultas

clinit-agendamento

Cientes da carência do brasileiro quando o assunto é acesso fácil à saúde, empresas de tecnologia estão investindo cada vez mais em soluções e alternativas para quem não quer depender do SUS, mas também não quer ou não pode pagar por um plano de saúde.

O Clinit é um exemplo desse tipo de solução, onde você paga mais barato por uma consulta particular. Preenchendo um rápido cadastro você já está apto a agendar uma consulta.

Algumas vantagens são:

  • É gratuito, não há mensalidades ou taxas
  • É 100% online, o que dispensa o uso de carteirinha de associado
  • Você pode pagar R$ 100,00 em uma consulta que geralmente custa R$ 200,00 ou mais
  • A qualidade é garantida e os profissionais podem ser avaliados pelos próprios pacientes

Clique aqui para se associar ao Clinit em 10 segundos

Ou aqui se você quiser saber mais sobre o Clinit


Artigos relacionados

O valor da descoberta do Dr. Ohsumi, Nobel de Medicina 2016

Como cumprir as promessas de ano novo

Como a internet vai destruir sua saúde

Governo apresenta ações para combater o aumento da obesidade no país

Álvaro Schroeder de Oliveira
Empreendedor, diretor de marketing, criador e administrador do Clinit Saúde, redator e especialista em marketing da saúde. "Para mim é uma realização poder compartilhar meus conhecimentos e ao mesmo tempo aprender tanto sobre diversas áreas da saúde".
Recomendados para você
Governo apresenta ações para combater o aumento da obesidade no país
A mensagem desta nova estrela do instagram vai surpreendê-lo

Deixe seu comentário

Seu comentário

Seu nome*